A Ponte da Pedra, localiza-se na freguesia de Torre de Dona Chama, a cerca de 2 km para Noroeste da vila, fazendo a travessia sobre o Rio Tuela.
A Ponte sobre o Rio Tua ou Ponte Velha, fica situada na freguesia e lugar de Mirandela, faz a ligação entre a Rua D. Manuel I, situada na margem esquerda, onde se implanta a zona antiga da cidade, e a Avenida Nossa Senhora do Amparo, situada na margem direita.
A Quinta dos Bacelares localiza-se na freguesia e aldeia de Alvites. A sua construção é do século XVIII, pelo tipo de materiais utilizados bem como pelos elementos decorativos que ostenta, assumindo-se como um bom exemplar de arquitectura barroca.
Os ``Abrigos rupestres do Regato das Bouças`` estão situados na costa Leste da Serra dos Passos, na margem direita do regato das Bouças, que lhes deu o nome, em terreno de falésias de xisto quartzítico, em paredões protegidos pelas denominadas ``palas``.
A Anta da Arcã localiza-se na freguesia de Abreiro, concretamente a Nordeste da aldeia de Abreiro e junto ao Cemitério dos Mouros, a Sudeste. Construção ocorrida provavelmente no Neolítico ou Calcolítico.
O Berrão localiza-se na freguesia da Torre de Dona Chama, concretamente no Largo da Berroa, na zona antiga da Vila de Torre Dona Chama, espaço aplanado, junto ao Pelourinho, com objectivo de embelezar o espaço.
O Buraco da Pala localiza-se na freguesia de Passos num dos cumes da Serra dos Passos. A ocupação inicia-se no neolítico antigo, perdurando até ao Calcolítico. Maria de Jesus Sanches (1997, II: 138) refere que ocupação inicia na primeira metade do V milénio; no ano de 2800-2500 a.C.
O Castelo de Mirandela ocupa a maioria da zona antiga da cidade, mandado construir pelo Rei D. Dinis, dos finais do século XIII, para o cabeço de S. Miguel, correspondente ao local onde se localiza hoje a Igreja de Nª Srª da Encarnação e Paço dos Távoras (Câmara Municipal).
O Castelo Velho de Mirandela localiza-se na freguesia de Mirandela numa pequena colina, cuja lombada segue leste-oeste, com declives ásperos do lado norte limitado pela Ribeira do Mourel.
O Castro de São Brás localiza-se na freguesia Torre de D. Chama no lugar conhecido por São Brás. Cabeço posicionado a Nordeste do lugar da Torre de Dona Chama.
O Castro de São Juzenda localiza-se na aldeia de Vale de Prados, freguesia de Múrias.
Cruzeiro de Abreiro localiza-se na freguesia e lugar de Abreiro. A sua construção provável será do século XVIII
A Igreja da Misericórdia de Mirandela situa-se na zona antiga de Mirandela e a sua construção, remonta a finais do século XVII, de estilo maneirista.
O Paço dos Távoras fica localizado na freguesia e lugar de Mirandela, concretamente na zona antiga no ponto mais elevado do cabeço outrora denominado de S. Miguel, hoje Praça do Município, com vistas privilegiadas para o Rio Tua e por sua vez, para a Ponte Velha.
O Pelourinho de Lamas de Orelhão localiza-se na freguesia e aldeia de Lamas de Orelhão.
O Pelourinho de Torre de Dona Chama fica localizado no Largo Padre António Moas na zona antiga da Vila de Torre de Dona Chama.
O Pineto localiza-se na freguesia de Vale de Telhas no local conhecido por cabeço, a Noroeste do lugar de Vale de Telhas, numa pequena elevação sobranceira ao Rio Rabaçal e no rebordo Ocidental do planalto de Reboredo.
Poço dos Mouros localiza-se na freguesia de Abreiro, concretamente a Sudoeste da aldeia de Abreiro, inserido no topo de um cabeço.
A Quinta dos Pereiras Cabrais localiza-se na freguesia e aldeia de Alvites. A sua construção provável será do século XVIII, pelo tipo de materiais utilizados bem como pelos elementos decorativos que ostenta, assumindo-se como um bom exemplar de arquitectura barroca.
O Solar dos Condes de Vinhais localiza-se na zona antiga de Mirandela e a sua construção remonta, provavelmente, ao século XVI.
A designada Mata dos Castanheiros, localiza-se perto da rotunda de São João e dispõe de um campo de futebol de 5 e de um circuito de manutenção. É um excelente miradouro para a cidade de Mirandela e arredores.
O parque de Merendas de Mirandela situa-se na margem direita do rio Tua, junto ao açude da Ponte Europa. Dispõe de mesas e bancos e é um local agradável e calmo. Por aqui passa o PR1 Trilho do Tua.
O parque do Império localiza-se junto à Ponte Velha sobre o rio Tua, é um local bonito e agradável. Dispõe de um anfiteatro ao ar livre palco de uma grande variedade de espetáculos, constituindo um espaço de lazer para quem o visita.
O Parque Natural Regional do Vale do Tua faz parte da Rede Nacional de Áreas Protegidas e tem uma área total de cerca de 25000 hectares
A Reserva da Biosfera Transfronteiriça é um espaço internacional reconhecido pela UNESCO, onde há convergência de ideias e métodos de preservação de paisagens e da biodiversidade
É uma elevação de 1013 metros de altitude que se localiza nos concelhos de Mirandela e Valpaços.
O Sítio de Interesse Comunitário de Romeu faz parte da Rede Natura 2000 e tem uma área total de 4700 hectares, da qual cerca 76% se encontra no setor oeste do município de Mirandela.